Pesquisar este blog

sábado, 17 de setembro de 2011

Organização e família

Em sentido geral organização é o modo em que se organiza um sistema.
A estrutura de uma organização é representada através do seu organograma, fluxograma e contabilidade. Em administração, organização tem sempre e necessariamente dois sentidos:
  • Combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Exemplo: empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. Ou seja, a organização em uma empresa determina o que fará cada integrante para alcançar o objetivo coletivo, do grupo.
  • Modo como foi estruturado, dividido e sequenciado o trabalho. Ou seja, um conjunto bem determinado de procedimentos, divididos e sequênciados necessários para se realizar um trabalho.
(fonte: Wikipédia)


Enfim, o causo é o seguinte:

Ganhei uma colcha bordada para o meu enxoval. Linda, maravilhosa, depois de pronta, acabada, finalizada etc!
Teve dedos de oito mãos diferentes: as tias Ester, Zélia, Elza e Eunice.
O bordado foi realizado pelas mãos da tia Eunice, em outro estado brasileiro, posso dize que a naturalidade da minha colcha está na estrada de ferro Vitória-Minas.
Para o acabamento, a tia Eunice teve a ajuda das outras seis mãos - tias Ester, Zélia e Elza.
A tia Zélia teve que se locomover dois dias da casa dela (outro bairro) para ajudar nos finalmentes da colcha.
Bom, o caso do acabamento da colcha foi complicado, foram várias cirurgias! Corta, costura, desmancha; acerta daqui, costura, desmancha; acerta dali, costura de novo e pronto, parece que ficou pronta, parece!!!
Passa-se dois dias e resolvem mexer na colcha de novo. Motivo: 'papos' que estavam no forro, ou melhor, acho que o forro causou papos na colcha! Coisa mínima, que só quem fez - as quatro irmãs - que sabia.
Mas a organização e perseverança foram mais forte: coloca alfinete aqui, ali, pensa em como resolver, desmancha de novo, arruma e costura. Chega!? Acho que sim, resolveram todos os pepinos que tinham na colcha.
Acho importante resaltar que quando pedir para a tia Eunice bordar uma colcha para mim ela disse que era 'café pequeno' fazer a colcha, minto, era 'café pequeno' bordar a colcha!
Nunca vi um finalmente tão complicado, foi quase ir na plantação, colher, secar e moer o café para depois ferver a água e passar o bendito do pó do café, isso é porque estou esquecendo de algum passo neste processo.
Bom, eis o resultado da minha colcha, que é por sinal maravilhosa:
 
Usamos a até o quarto da Sara para
registrar esse café pequeno!

As oito mãos que criaram a minha colcha!














Como podem ver, a minha colcha é linda, maravilhora, encantadora, exuberante e tudo de bom que posso imaginar. É organizada, é para a vida toda, muito obrigada por esse café pequeno, amei!

Um comentário:

  1. Linda!!!
    As cores ficaram harmoniosas... Amei!!
    Parabéns à todas envolvidas.

    Abraços,
    Karine

    ResponderExcluir