Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Poesias



  A poesia, ou gênero lírico, ou lírica, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor.
 
Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice.

O sentido da mensagem poética também pode ser importante, ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético.

A poesia compreende aspectos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.








"Esta é a tua hora, ó Alma, do teu livre voo para lá das palavras,
Para além dos livros, da arte, apagando o dia, concluída a lição,
Quando tu emerges plenamente, silenciosa, olhar fixo,
Meditando sobre os temas que mais amas,
A noite, o sono, a morte e as estelas."
(Walt Whitman)


"Ela me seduz para as névoas e para o crepúsculo.
Eu me vou feito o ar, agito minhas madeixas brancas ao sol fugidio..."
(Walt Whitman)


"Antes disso eu nunca fora arrebatado
Por amor tão súbito e doce,
Seu rosto viceja como se uma flor fosse
E assim meu coração foi roubado."
(John Clare)


"Fique tranquila - esteja à vontade comigo...
Enquanto o sol não rejeitar você, eu não rejeitarei você.
Enquanto as águas não se recusarem a brilhar
para você e as folhas a sussurrar para você, as minhas
palavras não se recusarão a brilhar e sussurrar para
você."
(Walt Whitman)


"Vagueio a noite toda na minha visão,
Inclino-me de olhos abertos sobre os olhos
fechados dos que dormem,
Vagueando econfuso, perdido para mim mesmo,
mal-ajambrado, contraditório,
Hesitando, olhando, inclinando-me, e parando."
(Walt Whitman)


"Nossas almas eram uma só, eu bem sabia, e
separadas elas nunca estarão;
No esplêndido crepúsculo seu rosto irradia,
procuro você e encontro meu coração."
(Nicholas Sparks)

Nenhum comentário:

Postar um comentário