Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

A arte do convite.

Quem não gosta de receber um convite de aniversário, de casamento, de formatura, de um chá de panela ou de outro evento social?

Receber um convite é muito bom!
Percebemos que somos importantes para aquela pessoa, ou melhor, para o anfitrião, que somos queridos e que nossa presença é significativa para ele.

Para Rubem Queiroz Cobra (Convidando e aceitando convites. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2005), "[...] o convite é uma forma de se distinguir uma pessoa, comunicando-lhe que a sua presença em um evento social de nossa iniciativa nos causará prazer e nos deixará honrados e felizes. Se forem dois ou mais os anfitriões, isto com certeza será verdade pelo menos para um deles."

É imprtante lembrar ainda que o convite deve ser harmonioso, bonito, com um charme especial, deve atrair os olhos e também o desejo de ir ao evento, deve transmitir a sensação de que somos bem vindo e não apenas que é uma formalidade exigida pela educação do anfitrião.

Rubem Cobra relata que "No mundo oficial, no entanto, o cerimonial tem critérios políticos e o conceito de convite nesse meio não leva 'felicidade' em consideração. Por isso não é adequada ao convite oficial a expressão 'têm o prazer de convidar', preferindo-se 'têm a honra de convidar' ou simplesmente 'convidam'."

Dr. Samuel Johnson, em A Dictionary of the English Language (1755), define a palavra honra como "respeito" do tipo da que "coloca um indivíduo socialmente e determina o seu direito de precedência". Esse tipo de honra não é tanto uma função de excelência moral ou ético, pois é uma consequência do poder.

Então, quando recebemos um convite podemos dizer que estamos podendo!!! E aproveite a honra de ser convidado e também a festa!

Algumas das minhas artes...

Meu amigo Victor Hugo vive me pedindo para fazer as artes de convites para festas de aniversários, tanto dele quanto de alguém da família ou de amigos.

Geralmente uso o programa CorelDRAW X3, e faço algumas pesquisas para deixar o convite mais harmonioso e atraente. Eis alguns:

Niver do Aidan, primo do Victor
 
Cartão de Natal 2011 - enviei para todos os meus contatos!

   
Niver da Isadora - sobrinha do Victor

Niver do Lino - amigo do Victor

Cartão de Casamento para minha amiga Elaine.
Esse foi para o Victor, para o seu niver de 22 anos!!

Esse também foi para o Victor... 23 aninhos!


Aniversário da Quitita, vó do Victor.


Um comentário: