Pesquisar este blog

domingo, 5 de agosto de 2012

Ares de Minas II

Nada melhor que viajar nas férias.
Esse ano eu e o Vitor fomos visitar um casal amigos nossos que estão morando em Pará de Minas - M.G.

Estávamos morrendo de saudade deles e, lógico, do nosso sobrinho emprestado, o Davi, adoro ele, é muito fofo!

Mas Pará de Minas é maior do que eu pensava, me surpreendi com a cidade...
Então selecionei alguns dados e curiosidades importantes da cidade:

Mapa - Google maps

"Pará de Minas é um município brasileiro do interior do  estado de Minas Gerais, a cidade faz parte da Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte. Com uma população de 84.215 habitantes e uma área de 551 km² é a terceira maior cidade do Colar Metropolitano de Belo Horizonte, a distância a capital Belo Horizonte é de 73 km."

Vista do Bairro Vila Maria
Possui 62 bairros - eu fiquei no bairro Vila Maria.

"A economia se baseia na Produção Agropecuária e Agronegócios. Pará de Minas conta com um Parque de Exposições classificado como um dos melhores de Minas Gerais. Com grandes exposições de agropécuaria e de frangos e suínos. Dentre as principais festas realizadas no parque, são elas: Expô Pará (em maio) e Festa do Frango e do Suíno (em setembro). A cidade é destacada como a capital do frango e do suíno aonde apresenta grande produção destes.
No setor industrial, se destaca as indústrias têxteis, laticínios, cerâmicas, mineração (agalmatolito), siderurgia (ferro gusa e fundição). Na cidade estão instaladas mais de 45 indústrias. O Distrito Industrial está localizado às margens da BR-262, entre a Itambé Laticínios e Sumidenso.

Vista Parcial da Cidade

O clima na cidade varia muito conforme o mês, o mês mais frio é julho e o mais quente é fevereiro, a maior temperatura registrada na cidade foi 36°C e a menor foi de -1,1°C e a média pluviométrica anual é de 1200mm, geadas não são muito comuns na cidade mas ocorre pelo menos 5 vezes no ano no bairro Serra das Piteiras e na Serra das Torres, o bairro mais frio da cidade é o Papa João Paulo perto do Parque de exposições, em madrugadas de inverno a temperatura chega facilmente aos 5°C, o bairro mais quente é o centro pela grande urbanização.

Parque do Bariri
Dentre os pontos turísticos da cidade estão: Escola de Artes e Ofícios (SICA), Gruta N. Srª. Lourdes, Mirante das Piteiras, Mirante do Redentor, Museu Histórico, Parque do Bariri, Represa de Carioca e Igreja Matriz N. Srª. da Piedade.

Mirante do Redentor
  
Mosaico - Parque do Bariri

 


















Paraminenses ilustres:
Benjamin de Oliveira - Primeiro palhaço negro do Brasil
Benedito Valadares - Vereador, Deputado Federal, Senador e Governador de Minas Gerais
Mário Silésio - Pintor, artista plástico, desenhista e vitralista."
Vista da Cidade à noite - Bairro Vila Maria
FONTES:
Texto Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Imagem Mapa: Google maps.
Fotos: by Shirlene Assis.
 

Adorei Pará de Minas e quero voltar lá...
Como é bom ser mineiro e conhecer as nossas belezas, uai!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário